1) Mesas de Discussão: Espaço em que se discutem teoricamente alguns assuntos relevantes relacionados à temática do encontro, abrangendo:
* Mesa I: Resgate Histórico e Análise de Conjuntura da Saúde;
** Mesa II: Formação em Saúde;
*** Mesa III: Saúde e Mundo do Trabalho;
**** Mesa IV: Reorganização do Movimento Estudantil (ME) e demais Movimentos Sociais na Luta pela Saúde;
2) Núcleos de Vivência (NV’s): É o espaço no qual os(as) estudantes vivenciarão diretamente a realidade social anteriormente discutida nos espaços teóricos do encontro. É realizado em alguma comunidade local previamente articulada pela Comissão Organizadora do encontro. Faz-se importante para que os(as) estudantes possam compreender a partir da vivência prática nas comunidades o seu papel enquanto agente de transformação social.
3) Conselho Nacional/Regional de Entidades de Fisioterapia (CONEFi/COREFi): Espaços de discussão e organicidade entre os diretórios e centros acadêmicos presentes no encontro. Configura-se como um espaço de formação, deliberação e avaliação do MEFisio (nacional e regional) que ocorre durante o encontro.
4) Grupos de Trabalhos Temáticos (GTTs): O espaço é composto por apresentações de trabalhos, seguido de discussões e dinâmicas propostas pelo/a ministrante do espaço. Essas apresentações estarão, obviamente, vinculadas com os temas do GTT. O objetivo deste espaço é aprofundar a reflexão sobre diferentes temáticas, possibilitando a troca de experiências entre estudantes e palestrantes, além da construção e sistematização da discussão dentro de cada grupo, que servirá de base para as reflexões e ações do MEFisio.
5) Grupos de Discussão (GDs): Através desses espaços pretende-se promover a discussão e troca de informações entre os(as) estudantes sobre temas específicos, tais como: Movimento Estudantil e Opressões (gênero, etnia, sexualidade, portadores de necessidades especiais, idosos).
6) Atividades Culturais: Espaços com dinâmicas e atividades que visam a integração dos e das participantes do encontro, o resgate e o cultivo de manifestações culturais típicas da região e o intercâmbio cultural entre os(as) estudantes; utilizando-se das mais diversas linguagens, seja por meio de música, vídeo, dança, teatro, poesia, etc.
7) Plenária Final: É a instância máxima de deliberação do MEFisio, onde as propostas que foram encaminhadas durante o encontro são apresentadas e votadas.